(11) 2745-2200 / 0800-888-0014

logo

DÍVIDAS

publicado em:19/08/19 9:33 AM por: consultoriaapollo Juros Abusivos

Aquela história de que o sono de quem está devendo não é tão tranquilo parece apenas aquela historia para boi dormir. Porém  algumas pesquisas recentes, conduzidas principalmente por universidades norte-americanas e órgãos independentes de pesquisa, trazem à tona efeitos reais do endividamento na vida familiar.
Essa Pesquisa realizada e extraída  do “The high price of debt: Household financial debt and its impact on mental and physical health” nos mostra 4 efeitos  perigosos.
 Primeiro Efeito é o ESTRESSE E PROBLEMAS DE SAÚDE, estar inadimplente e preocupado com dividas nos gera ansiedade , logo ela é  interpretada pelo cérebro como uma ameaça e aciona as glândulas suprarrenais, que  produz cortisol e adrenalina, hormônios associados ao estresse, esses hormônios são  despejados na corrente sanguínea e  desencadeiam diversas alterações importantes no organismo, processo que, se repetido com frequência, passa a significar graves problemas de saúde, como úlceras (27% mais comuns nos endividados), rugas, insônia (afeta 1 em cada 4 brasileiros endividados) e elevação da pressão arterial.
Segundo Efeito é a DEPRESSÃO é um   consenso entre profissionais da área de saúde que o estresse (item anterior) pode precipitar a depressão em pessoas com predisposição , a  angústia das cobranças, a ansiedade gerada a partir do estresse de saber-se endividado e a realidade financeira desarranjada desanimam e  afetam o humor, tiram a motivação, geram medo e insegurança.

Terceiro Efeito é PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO nesse item entra em  cena a realidade sobre finanças pessoais no Brasil: o tema é um tabu nas famílias. Logo, falar sobre dinheiro em casa costuma acontecer tarde demais , estar endividado e manter as aparências cria uma frágil sensação de tranquilidade, muitas vezes quebrada de forma brusca pelo choque de realidade. O que parecia um lar feliz logo se transformar em um relacionamento sem confiança.

QUARTO efeito e não quer dizer que seja o ultimo ,pois estamos falando APENAS dos 4 principais efeitos perigosos quando se tem uma divida , isto é, que existem muitos efeitos devastadores que podem nos comprometer em meio a divida .

CONCENTRAÇÃO E PRODUTIVIDADE NO TRABALHO em 2012, foi divulgada, pela SHRM (Society for Human Resource Management), uma pesquisa chamada “Financial Education Initiatives in the Workplace”, indicando que 83% dos profissionais de RH acreditam que os desafios financeiros dos empregados têm impacto na performance da empresa, ou seja , funcionários que enfrentam desafios financeiros utilizam tempo de trabalho para cuidar de questões financeiras que são pessoais e isso a concentração e produtividade naquele funcionário pode cair bruscamente , prejudicando e atrasando grande demanda .





Comentários



Adicionar Comentário