Como evitar cobranças indevidas de juros

Você já se deparou com situações como cobranças indevidas de juros e não sabia como proceder ou ainda sofre com esse tipo de situação? No texto de hoje, a Consultoria Apollo irá lhe auxiliar a identificar esse tipo de atividade e evitar que você seja lesado por empresas que cobram valores altíssimos.

As cobranças indevidas de juros vêm se tornando algo frequente e se tornando um problema gigantesco para muitas pessoas que sofrem com essas práticas abusivas. No ano passado, o lucro dos bancos através de juros no ano passado ultrapassaram 80 bilhões de reais.

Identificando cobranças indevidas

cobranças indevidas de juros

Não é difícil perceber quando pagamos uma dívida maior do que ela realmente vale. A adição de juros, encargos e taxas podem aumentar de maneira significativa uma parcela. Por isso, fique atento a qualquer modificação desproporcional na cobrança de uma dívida. 

Quando um juros é considerado indevido?

Podemos identificar uma cobrança indevida de juros analisando a taxa média apontada pelo Banco Central do Brasil. Atualmente, as instituições financeiras realizam um método de cobrança conhecido como anatocismo. 

Ele atua da seguinte forma: o valor dos juros é calculado mensalmente somando-se ao valor principal os juros já cobrados. Sendo assim, os são cobrados juros em cima de juros. Por isso, quando a taxa de juros está acima da média de mercado, tem-se uma cobrança desproporcional de juros.

Práticas que evitam enrascadas na cobrança indevida de juros

  • Evite parcelas com juros;
  • Leia atentamente um contrato;
  • Realize uma pesquisa de mercado;

Revisão de juros: uma alternativa prática 

Em situações em que já foi realizada a assinatura do contrato é possível solicitar uma revisão de juros. Caso seja identificado uma cobrança indevida de juros, você poderá ser indenizado por essas cobranças.

A Consultoria Apollo pode lhe a identificar cobranças de juros indevidos

Saiba que aqui na Consultoria Apollo você encontrará uma equipe qualificada para lhe auxiliar na hora de realizar a revisão de juros. Dispomos de excelente profissionais que irão prestar o máximo de suporte.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que há de novo sobre esse setor. Até a próxima!!!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by