Consultoria Apollo explica: Como evitar juros abusivos

Um problema que muitas pessoas passam na hora de financiar um carro certamente é com a cobrança abusiva de juros. Essas taxas são componentes comuns em qualquer modalidade de crédito atualmente no mercado. No Consultoria Apollo explica de hoje, iremos lhe dar algumas dicas de como evitar juros abusivos. Confira!!!

Consultoria Apollo Explica: Como evitar juros abusivos

O primeiro passo, antes de tudo, é entender completamente como os juros são determinados. Essa taxa é responsável por influenciar o valor final de um crédito e para compreender se eles estão sendo cobrados de forma abusiva, é necessário efetuar o cálculo do valor efetivo que está sendo cobrado. 

Porém, realizar esse cálculo é uma tarefa um quanto difícil. Isso porque não existe, em nossas leis, uma determinação específica que age em situações de cobranças de juros abusivos. Portanto, definir se o valor é muito gritante acaba sendo algo interpretativo e de acordo com o tipo de negócio.

consultoria apollo

1 – Leia atentamente o contrato

Antes de qualquer aquisição ou financiamento, sempre leia o contrato com o máximo de atenção. Quando assinado, você está de acordo com o que foi proposto no papel e se compromete a cumprir o que está descrito lá.

Pode até parecer uma dica boba, mas muitas pessoas acabam sendo prejudicadas simplesmente por esse fator. Isso pode acarretar em problemas financeiros muito mais graves. 

2- Verifique o financiamento

Após analisar totalmente o contrato, verifique também o financiamento, desde o início até o fim do pagamento. Isso é importante para que você tenha total noção de quanto poderá comprometer da sua renda mensal para que quitar o valor das parcelas. 

É importante também analisar as taxas básicas praticadas no mercado no momento. Assim, é possível identificar qualquer possível tentativa de aplicação de juros abusivos. Por isso, consulte sempre as taxas através do site oficial do Banco Central.

3- Questione sempre as taxas cobradas

Sempre que houver alguma dúvida sobre a taxa cobrada em um contrato, questione. Pode parecer algo “chato”, mas é extremamente importante para que você não seja prejudicado futuramente com cobranças indevidas ou abusivas de juros.

4- Tenha conhecimento sobre o direito do consumidor

Ao constatar qualquer tipo de irregularidade em um contrato, é necessário ter embasamento. Por isso, é importante que exista um conhecimento sobre o direito do consumidor.

consultoria apollo

Todo estabelecimento deve conter uma cópia do Direito do Consumidor. Porém, você pode encontrar esse livro em qualquer livraria ou até mesmo no site do PROCON.

5- Solicite uma revisão de juros

Em situações em que já foi realizada a assinatura do contrato é possível solicitar uma revisão de juros. Caso seja identificado uma cobrança indevida de juros, você poderá ser indenizado por essas cobranças.

Realize uma consultoria gratuita conosco

Confira

A Consultoria Apollo pode lhe ajudar na revisão de juros

Saiba que aqui na Consultoria Apollo você encontrará uma equipe qualificada para lhe auxiliar na hora de realizar a revisão de juros. Dispomos de excelente profissionais que irão prestar o máximo de suporte.

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra tudo o que há de novo sobre esse setor. Até a próxima!!!

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by